A ortopedia ou traumato-ortopedia é a especialidade médica que trata de traumas, lesões e doenças relacionados a todos os elementos que compõem o aparelho locomotor da pessoa – ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações.
Por muitos anos, essa área de atuação da medicina foi associada a problemas decorrentes da prática de esportes, seja profissional ou amadora, porém ela alcançou uma grande importância no dia a dia de todas as pessoas pela maior conscientização sobre o tratamento urgente.
E o principal motivo é simples: os impactos de um problema ortopédico são contínuos e crescentes desde a primeira manifestação dos sintomas, seja uma contusão no futebol que aparentemente não é grave até uma hérnia de disco.
Essa evolução rápida de um mal ortopédico cria limitações cada vez maiores, prejudicando a vida da pessoa em vários aspectos – da incapacidade de fazer tarefas domésticas ao impacto no desempenho profissional e na vida social.
Afinal, estamos falando de males que afetam uma das habilidades mais importantes do ser humano: a mobilidade, o que leva a pessoa a construir!
Não é por acaso, a ortopedia só fica atrás da clínica médica, pediatria, cirurgia geral e ginecologia no volume de atendimentos regulares e emergenciais.
A ortopedia infantil vem ganhando destaque – são cada vez mais precoces as doenças ortopédicas em crianças e adolescentes e nesses casos a urgência do tratamento é ainda maior, por estarem em fase de desenvolvimento musculoesquelético.
É a subespecialidade da ortopedia que trata de problemas ortopédicos que ocorrem em lactentes, crianças e adolescentes. O ortopedista pediátrico atende pessoas do nascimento aos 18 anos de idade.
Essa diferenciação é fundamental, pois o sistema musculoesquelético dos indivíduos dessa faixa de idade – assim como os demais sistemas – está em fase de desenvolvimento.
O médico ortopedista infantil executará todas as rotinas que listamos anteriormente, porém levará as particularidades desse público para conduzir as melhores soluções.
O ortopedista estuda, atua na prevenção e no tratamento dos problemas e doenças ligados a ossos, tendões, ligamentos, músculos e articulações exercendo diversas atividades no dia a dia.
A ortopedia se enquadra na categoria de cirurgia. Dessa forma, a formação
acadêmica e prática se estende à prática como cirurgião ortopédico.
O profissional pode ser especializado em um determinadaparte do corpo para serem mais efetivos nos procedimentos.
Problemas ósseos, musculares, problemas articulares e de ligamentos tendem a evoluir rapidamente para estados mais graves por estarem relacionados diretamente à necessidade de movimentar-se.
Então, a primeira resposta é: o quanto antes.
Dessa forma, é possível evitar que uma lesão se transforme em algo que exija um tratamento mais demorado e mais restritivo de movimentos, especialmente a cirurgia. Os eventos abaixo são sinais claros de consultar um ortopedista com urgência.
Como falamos antes, o tempo deve ser um aliado na prevenção e na redução de danos ortopédicos!
A cirurgia ortopédica se destina à correção de deformidades e doenças que acometem as estruturas associadas às funções locomotoras da pessoa – ligamentos, músculos, ossos, articulações, coluna e demais aspectos ligados ao aparelho locomotor.
A evolução tecnologia na medicina permite fazer intervenções cirúrgicas ortopédicas com:
O raio X digital é um grande avanço na área de imagens radiológicas, onde a precisão dos resultados é essencial para melhorar e salvar vidas. Enquanto a radiologia tradicional usa as famosas chapas de raio X, o RX digital usa sensores que enviam as imagens para o computador.
É um procedimento não invasivo, indolor, de execução simples e rápida e que permite a visualização interna de tecidos com mais qualidade.
O curativo ortopédico é o procedimento clínico que visa impedir que uma série de eventos negativos possam ocorrer durante um tratamento ortopédico ou no pós-operatório ortopédico e que possam atrasar ou mesmo impedir a cura completa.
Na sala de curativos ortopédicos do Instituto OMA, você encontra um ambiente permanentemente higienizado, materiais constantemente esterilizados e uma equipe de enfermeiros com as melhores qualificações, além de um espaço acolhedor, confortável e seguro.
Como sabemos, a ortopedia é a especialidade médica que trata dos males que afetam o movimento e a locomoção. São regiões do corpo que ditam o nosso ritmo de vida, desde a forma de dormir até os exercícios físicos e a postura para trabalhar e estudar.
Por isso, é preciso garantir que as áreas afetadas por traumas, lesões e doenças ortopédicas sejam estabilizadas e a imobilização ortopédica tem um papel fundamental para assegurar a recuperação eficaz e com segurança.
O Instituto OMA é a sua clínica de ortopedia em Mogi Mirim e região com um espaço clínico acolhedor e com altos padrões de atendimento para diagnósticos, cirurgias e tratamentos de males ortopédicos.
Aqui você encontrará o que será preciso para uma abordagem múltipla e abrangente.
Conte com uma equipe de médicos ortopedistas experientes e qualificados e ambientes integrando o acompanhamento clínico – sala de cirurgia, sala de gesso, sala de curativos e espaço de raio X digital – evitando que você precise ir a outras unidades de saúde.
Endereço: Praça Duque De Caxias, 169
Centro, Mogi Mirim – SP, 13800-177
Email: contato@institutooma.com.br
Segunda a Sexta:
07:30 às 18:00
Criação de Sites by – H2Web